top of page
Padrão07Laranja90%_3x-100.jpg

Para aliviar a dor, é preciso desbridar

Desbridamento. Você conhece essa palavra?

​

Desbridamento é o nome que damos quando é necessário remover tecido inviável (morto) da ferida para que a pele possa se recuperar e fechar.

​

Ao remover o tecido inviável, removemos células mortas, bactérias e diminuímos a inflamação. É desse jeito que damos um jeito na dor. A pessoa para de sentir dor, para de ter inchado no membro, consegue voltar a se locomover e fazer as atividades do dia a dia.

​

Pele fechada é sinônimo de: tranquilidade, paz, conforto, retorno à vida... é saúde!

E para chegar nisso tudo, é preciso entender os tipos de tecido, que eu escrevi para você abaixo.

Fique até o final que eu te explico como eu removo o tecido ruim sem dor e o que as pessoas que se trataram comigo dizem.

TIPOS DE TECIDO

COMO VOCÊ VÊ

COMO TRATAR

Esfacelo

Necrose

Tecido de Granulação

É o tecido cor vermelho vivo, brilhante, bonito. É o tecido bom para cicatrizar e fechar a pele. Chegar nesse tipo de tecido é o nosso maior objetivo.

IMG-20231003-WA0002.jpg

A pele está pronta para fechar. Mantenha a limpeza 1x/dia com soro fisiológico e a umidade com um curativo fechado 24 horas 

Pode aplicar óleo de ozônio, hidrogel.

É o tecido de cor amarelado, aspecto gelatinoso. Contém bactérias e células mortas. Pode ter um cheiro forte e uma secreção amarelada.

20221202_115307.jpg

É necessário remover a parte amarela - desbridamento. Veja abaixo os tipos que existe.

Geralmente é bem dolorido e tem risco de infecção.

Use sabonete para feridas que contém PHMB. Opções de curativo: hidrogel com alginato, placa de alginato de cálcio, papaína 4 a 6%, espuma não aderente com prata.

Esse é o estágio mais grave que a pele se encontra. É necessário remover a necrose com desbridamento. Veja abaixo os tipos.

A necrose significa pele morta e alto risco de infecção.

Precisa do sabonete com PHMB. Opção de curativo para remover a necrose: papaína 10%

É uma camada dura de cor preta ou marrom escura, seca, opaca, aderida na pele. São células mortas. É necessário remover essa camada para a pele cicatrizar.

Como remover o esfacelo e a necrose?
Conheça os tipos de Desbridamento

Desbridamento autolítico: é quando você usa um curativo capaz de separar a célula saudável da célula morta e bactérias. É um processo natural e por consequência muito lento. Exemplos: curativo de hidrogel, hidrocoloide, fibras e espumas.

Desbridamento enzimático: é feito através da enzima papaína. Em concentração alta (10%) ela é capaz de remover a necrose. É eficaz porém não é seletiva, isto é, agride células boas também e pode causar sangramento. É preciso ter cuidado na hora da aplicação. Não manusear o produto diretamente com as mãos pelo risco de se machucar.

Desbridamento instrumental conservador: é realizado pelo enfermeiro capacitado. É a remoção mecânica do tecido não desejado por meio do bisturi. É preciso que o profissional tenha habilidade para fazer isso, para que não seja muito dolorido. Quer saber como eu realizo esse procedimento e o que as pessoas acham disso?

Desbridamento cirúrgico: é realizado pelo médico cirurgião no centro cirúrgico. É indicado para casos específicos: necrose profunda no calcanhar, necrose extensa ou profunda, que acomete tecidos mais profundos. É a maneira mais invasiva. É necessário ter os cuidados pós cirurgia prescrito pelo enfermeiro especialista para que a pele possa se recuperar e valer a pena a cirurgia.

O que dizem as pessoas que se tratam comigo

Padrão01OffAzul90%_3x-100.jpg

TC, 34 anos. Picada de aranha

"Levei uma picada de aranha marrom no dia 22/04, formando uma ferida com a placa de necrose que estava bem aderida, eram bem grande, tinha 17 cm. No dia 09 de maio eu fiz a primeira sessão com ozônio e pude notar que a placa começou a se soltar nas bordas da lesão. Uma semana depois fizemos a segunda sessão com ozônio e ai foi possível fazer a remoção dessa placa inteira de necrose. Junto com essas sessões de ozônio, foi feito laser que ajudou demais na dor da lesão e adiantar o processo de cicatrização. Acredito que isso foi essencial para adiantar o fechamento da ferida. 4 meses depois, ela fechou por completo, não tenho mais nada"

Como os meus clientes não sentem dor?

Aposto que você não iria escolher a opção que causasse dor em seu familiar, certo?

Sim, eu sei. Eu também não.

E pensando nisso, eu uso um poderoso aliado nos meus tratamentos. 

Eu uso o Ozônio, ele é o meu segredo.

Aplico o gás na ferida e espero ele mesmo agir. Ele solta todo o tecido inviável sem causar desconforto nenhum.

E logo em seguida, removo com a pinça todo o tecido solto.

Com esse procedimento, ganhamos cerca de 4 meses de tratamento e a pessoa não sofre em momento nenhum.

O ozônio é um agente altamente antioxidante e antiinflamatório, pode ser aplicado em qualquer ferida e com resultados incríveis.

O sucesso é garantido!

​

DSC00615_edited.jpg
whatsapp_black_logo_icon_147050.png

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para resolver o problema do seu familiar, não perca tempo, me mande uma mensagem e vamos agendar a sessão.

bottom of page